A arte da expressão

Cantinho da Vi

Arte, cooking, dicas de moda e beleza .

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Fibra da bananeira é a matéria-prima usada na confecção de calçados, acessórios e, em breve, também em peças de roupas



O artesanato  entrou na vida de Delta Sueli dos Santos quando ela ainda era criança e até hoje faz parte de seu dia a dia. Delta aprendeu a ser artesã com a mãe, mas, como sempre gostou do ofício, inovou em sua atividade.

Há 11 anos, Delta iniciou um trabalho ligado à fibra da bananeira por tratar-se de algo diferente e, ao mesmo tempo, sustentável. “Comecei criando bolsas, porém, com o passar do tempo, percebi que era possível fazer calçados e qualquer acessório”, conta a moradora de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo (SP).

Ao constatar o quanto sua ideia era viável, Delta investiu na nova técnica e criou artigos feitos com itens da natureza. “Para criar os produtos, também uso sementes, escamas de peixe e pedras brasileiras semipreciosas”, detalha.

Cintos e sandálias já fazem parte da coleção, porém, a artesã está desenvolvendo um tecido produzido com a fibra da bananeira, que não causa alergia e é bastante resistente.

Hoje a empresária produz 30 pares de calçados por mês, mas a meta é chegar a 100 pares até o fim do ano. Sua situação melhorou bastante depois de se tornar microempresária individual e criar a Bananabrazil Art Natural. Agora, além de estar regularizada, recebe toda a assessoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Agora a empresária  consegue participar das feiras do setor, além de firmar parcerias. “Os negócios melhoraram 50% após eu ingressar no MEI”, diz.

Grande parte dos calçados é vendida a pessoas físicas, entretanto, já existe uma loja no bairro paulistano do Sumaré que comercializa suas peças. Tão logo ela consiga aumentar a produção, países como Suíça, Alemanha e Estados Unidos poderão passar a receber os produtos da Bananabrazil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário